quinta-feira, 12 de julho de 2007

(04/12) JOSÉ DUMONT E O NORDESTINO NO CINEMA BRASILEIRO



SINOPSE PALESTRA


Uma análise da representação do nordestino no cinema brasileiro a partir dos papéis vividos pelo ator paraibano José Dumont.

PALESTRANTE

KLÉCIUS HENRIQUE

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UnB com a dissertação Uma Luz sobre o Homem do Sertão – O ator José Dumont e a representação do nordestino no cinema brasileiro, Klecius Henrique é formado em jornalismo pela UFRN. Potiguar de Natal, foi repórter dos jornais Tribuna do Norte, Jornal de Natal, Dois Pontos e Diário de Natal, nos anos 90. Entre 1997 e 2004, foi setorista de cinema brasileiro e de política cultural no Correio Braziliense. Em cinema, atuou nos curtas Emma na Tempestade (2002) e O Anjo (2004) e foi assistente de direção de As Incríveis Bolinhas do Dr. Sorriso Sarcástico (2003) e Emma na Tempestade. É autor de José Dumont – do cordel às telas (2005).





SINOPSE

O filme mostra uma típica família de classe média às voltas com a reforma do apartamento. O chefe é Juarez (Paulo Gracindo), aposentado sempre cercado pelos fantasmas de amigos que morreram. Sua esposa, Elvira (Fernanda Montenegro), não aceita sua impotência e acredita que ele tenha uma amante. E tem os filhos: Zé Roberto (Luiz Fernando Guimarães), executivo oportunista, e Vera Lúcia (Regina Casé), preocupada apenas em encontrar marido. Aparecida de Fátima (Maria Sílvia), uma das empregadas, é mística fervorosa, enquanto que Zezé (Zezé Motta) é prostituta nas horas vagas. Quando Elvira resolve reformar o apartamento e um bando de operários passa a conviver com a família, o pandemônio e a mistura de tipos se completam.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Título no Brasil: Tudo Bem
Título Original: Tudo Bem
País de Origem: Brasil
Gênero: Comédia
Classificação etária: 18 anos
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento: 1978
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Versátil Home Vídeo
Direção: Arnaldo Jabor


ELENCO

Fernanda Montenegro .... Elvira Barata
Paulo Gracindo .... Juarez Ramos Barata
Maria Sílvia .... Aparecida de Fátima
Zezé Motta .... Zezé
Stênio Garcia .... Worker
José Dumont .... Piauí
Anselmo Vasconcelos .... Worker
Regina Casé .... Vera Lúcia
Luiz Fernando Guimarães .... José Roberto
Fernando Torres .... Giacometti
Luiz Linhares .... Pedro Penteado
Jorge Loredo .... Juarez's friend
Paulo César Peréio .... Bill Thompson
Wellington Botelho
Alvaro Freire



Cenas do filme "Tudo Bem"

Um comentário:

adam brown disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is